0215 – Gabriel escreveu aos dez.

Quando meu filho Gabriel tinha 10 anos, ele escreveu este conto, que foi publicado no Jornal Informativo do Bairro Santana, na página 2. Não houve qualquer interferência minha no texto. Publico agora como uma homenagem, pois guardei a edição do jornal desde novembro de 1993. Hilton.

BRASIL

Um dia um menino olhou para o chão e disse: essa terra eu amo e não a deixo jamais. Ele pisava sobre o Brasil. Não tinha feijão, para saborear. Não tinha nenhum Legoland System para brincar nas tardes de domingo. Não tinha um rosto limpo para sair nas páginas do Gasparotto. Não tinha mordomo que o levasse por cima de um tapete vermelho até seu quarto.

Era “mais um” para pedir esmola nas esquinas. Era mais um para sonhar com as aventuras pelo mundo afora. Era mais um que vivia a vender pé-de-moleque e mandolate nas ruas com o dever de trazer 200 ou 300 “pila” para a casa. Ou, senão, apanhava com vontade.

Meu personagem não é um herói, é apenas “mais um” que vive no Brasil. Só que nesta história entra um outro personagem que tudo tinha. E dizia com vontade que o Brasil era uma droga. Este personagem, nem sabia se Brasil se escrevia com “Z” ou com “S”. Ele não tinha vontade de gostar do Brasil. Não ouvia Chico Bujarque e nem Bethania. Não se interessava em saber quem era Caetano Veloso. Já tinha ido seis vezes à Disney mas não se interessava em conhecer o Brasil.

O pobre se chamava “Frendo” e o rico, “Fando”. O fim desta história é simples: enquanto o Brasil não toma jeito, a rotina é: Frendo sofrendo e Fando surfando.

Gabriel Besnos, 10 anos, aluno da 4ª série do Colégio Israelita Brasileiro, POA/RS.

 

Anúncios

Um comentário sobre “0215 – Gabriel escreveu aos dez.

  1. Janete Levitan disse:

    Parece um texto de adulto. Magnífico quanto mais se pensa que foi um menino de dez anos que o escreveu. Tomara que, agora adulto, não pare de escrever! Que nos presenteie com textos brilhantes como os do pai !!! Parabéns aos dois, pai e filho !!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s