0224 – O compartilhamento e a solidariedade

Para Clara,

Aprender é um exercício diário, mas especialmente quando buscamos o que está fora do currículo, da escola. E aí temos o que chamamos de experiência, mas a vida nem sempre é uma professora fácil, disponível. A única referência é que a vida é full time, e está sempre aí, nos ensinando.  Mas sem a didática, sem a técnica. A única disponível é ela mesma, a própria vida. No entanto, é sempre uma bela mestra. Dia desses, sábado retrasado, uma menina de 24 anos me deu uma aula toda própria. O que eu deveria aprender seria uma aula de genitive case, mas aprendi muito mais que isso. Seu pai, jornalista, trabalhou na UNICEF e por conta do trabalho dele, minha professora já havia conhecido muitas cidades da Europa e da África. Fiquei, a um dado momento da aula, viajando nos meus pensamentos e pensando que em muitos desses lugares, minha professora (a little kid, como a chamei) tinha já trabalhado com voluntariado e que, portanto, sua experiência era imensa.

O inglês dela, evidentemente flui, mas o mais interessante era o fato de que a sua experiência e os contatos com culturas diferentes, com costumes que desconhecemos, com um mundo e com um conhecimento que só podemos conhecer via documentários, isso tudo não pode ser avaliado como se fosse um dado separado. Do ponto de vista educacional, my little kid saiu do paradigma cartesiano para o holístico, do local para o mundo, e isso perfaz uma enorme diferença, que não pode ser medida.

Uma jovem, que aprendeu desde antes que compartilhar é melhor do que o egocentrismo cego, que o aprender é solidário, que construir valores é mais interessante que descartarmos coisas. Pessoas não são coisas. Parabéns ao seu pai, que lhe incentivou a ter valores solidários, claros, honestos. Na qualidade de educador, fico feliz, não apenas por você, mas por todos nós. Grande abraço! HILTON BESNOS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s