0250 – Em que quadrante nos situamos?

Em que quadrante nos situamos?

Nunca podemos esperar que os fatos nos sejam fiéis, menos ainda que sejamos fiéis aos fatos. Não temos essa ingerência. Fatos são o que são, os interpretaremos depois. No entanto, ao interpretarmos recriaremos o que já houve. Ora, se eu recrio o que já foi criado, estou criando algo novo sobre o que antes já existiu. Em suma, cada vez que eu interpreto algo, estou recriando um novo algo.

No entanto, não posso recriar algo sem um sistema simbólico de referências. Eu e minhas circunstâncias, diria Sartre. Sem referências eu apenas copio e mesmo assim, copio mal. Imaginemos que eu esteja cerca de quinhentos metros do fato, e facilmente ele passará despercebido. Acontecerá diferente se eu estiver próximo, nas cercanias do fato, quase fazendo parte do mesmo. Ora, se eu sei o fato através de terceiros, menos ainda sei sobre ele. A imprensa me dirá sobre o fato, livros me exporão os fatos, palestrantes falarão sobre o fato que eles mesmos já interpretaram de acordo com suas referências.

Toda a ideologia cabe aqui. Todas as idiossincrasias cabem aqui. Todas minhas referências cabem aqui. Então, que fique claro: mesmo eu não tenho a total certeza do fato, porque continuo sendo eu mesmo e não tendo o distanciamento necessário para apreciar de modo isento o que deveria ser assim apreciado. Agora, imagine um fato contado por um terceiro, ou melhor, recriado por um terceiro. Tudo isso passa pelas minhas crenças, convicções e conhecimentos. Quanto menos conhecimento eu tiver, mais me submeterei e me sujeitarei àquilo que foi dito.

Neutralidade não existe. Nunca existiu nem existirá. O que existe é a honestidade intelectual de quem diz algo e o grau de confiabilidade que me é despertado. O demais são comentários, na maior das partes inoportunos, indevidos e eivados de malícia. HILTON BESNOS

Deixe um comentário

