0264 – O que a escola não ensina

A ESCOLA, como instituição, está constantemente sendo contestada, mas esse não é o nosso papel. Não nos aliamos àqueles que buscam detratá-la. Contrariamente, entendemos suas contradições, mas apoiamos a instituição,sem esquecermos de que realmente há uma demanda que as mesmas não conseguem atender. Basicamente uma escola está, ou assim se considera, adstrita a um currículo institucionalizado, que permite uma variação limitada em seus propósitos.

O que não é ensinado pela escola, é aprendido e apreendido pelos alunos através da cultura, da interação com a comunidade, com as matemáticas, com a filosofia, com as ciências, com a tecnologia, com a mídia. The last, but not the least, o autoconhecimento, as estratégias de como se situar ante as questões do mundo e como operacionalizar as próprias necessidades, como situar-se ante a rede de informações, como agir em relação aos assuntos mais comezinhos (preparar uma refeição, por exemplo) se apresentam muitas vezes como obstáculos relevantes.

Somente seremos razoavelmente livres se pudermos nos situar ante nossas demandas e as que o mundo nos apresenta. Esses assuntos, bem como o ingresso político e um sistema totalmente simbólico não são muitas vezes analisados pela escola. Há uma infinidade de temas que nos encaminham para uma aprendizagem passiva, especialmente se não temos meios de formação: as artes, como lidar com o dinheiro, como ser polidamente educado, como não colocarmos o egoísmo acima de tudo, como lidar com o luto.

Como ler entendendo o que lemos e significando o que lemos. Como sabermos o que estamos lendo e o seu propósito. Ideologia, histórias de vida, sexo são temas que andam longe do formalismo curricular.

Talvez seja necessário reinventar algo em educação, que sirva para podermos melhorar as nossas vidas e nos tornar mais solidários. O que a escola não ensina que você gostaria de aprender? hiltonbesnos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s